segunda-feira, 11 de novembro de 2013

40 anos de presença no Pará!


O casal da Equipe 1, Mariazinha e Miguel, com o casal fundador, que trouxe a Boa Nova da Espiritualidade Conjugal para Belém, Mônica e Plínio. Plínio já se encontrava doente e, em 2012, retornou à casa do Pai.

HÁ 40 ANOS COM AS EQUIPES DE NOSSA SENHORA NO PARÁ Pe. Giovanni Incampo, Bta - SCE da Equipe 10A
Vindo da Itália em 1969 e conduzido como pároco de Nazaré, em 1972, nunca tivera conhecimento da existência das Equipes de Nossa Senhora. Parece até estranho que um movimento de espiritualidade conjugal e familiar, sob o nome e a proteção especial da Virgem Maria, não estivesse presente e nem conhecido na cidade de Santa Maria de Belém e, em especial, na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, centro promotor da maior romaria mariana do mundo. Foi mesmo Nossa Senhora que, providencialmente, trouxe e implantou em Belém o Movimento das suas Equipes.
O Professor Universitário de Brusque/SC, Plínio Hahn, em 1973, com a esposa Mônica e as filhas adolescentes, chegou a Belém a serviço da SUDAM, e alugou uma residência no Jardim Ipiranga da Braz de Aguiar, bem pertinho da Basílica de Nazaré. Era o mês de setembro, primeiro aniversário da  Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora pelas casas, em preparação ao Círio de Nazaré. É óbvio que a primeira Missa de que o casal catarinense participou em Belém foi na bem próxima Basílica de Nazaré. Foi simplesmente a obrigação de um casal católico? Não foi. Mônica e Plínio, da ENS de Brusque, foi o instrumento humano que Nossa Senhora acompanhou, do Sul para o Norte do Brasil, para instalar na sua cidade de Belém o seu Movimento de casais católicos. De fato, após a Santa Missa Dominical, enquanto eu, celebrante, me desparamentava na sacristia, fui reverenciado pelo belo casal catarinense que, após a costumeira apresentação, introduziram logo, com muito entusiasmo, o assunto Equipe de Nossa Senhora prontificando-se a iniciar na paróquia a primeira Equipe no Norte. O fogo sempre queima. O entusiasmo e a convicção do casal pelo Movimento me contagiaram e me conquistaram logo. Só combinamos um tempo razoável para escolher 7 casais, pilotá-los e inteirá-los na mística do Movimento com os quais  marcamos a primeira reunião para depois da festividade de Nazaré.
No dia 17 de novembro de 1973 houve a Primeira Reunião formal da Primeira Equipe de Nossa Senhora em Belém do Pará. A qual título de Nossa Senhora dedicá-la? Nem se pergunta! À NOSSA SENHORA DE NAZARÉ. O primeiro SCE, necessariamente, foi Pe. Giovanni Incampo, e com muito orgulho e alegria! O Casal Piloto foi Mônica e Plínio. Essa primeira reunião foi na residência deles, seguindo o tradicional roteiro das ENS. Lembro que o casal teve de emprestar, dos vizinhos, cadeiras, talheres e louças. A janta, como a reunião, foi humilde, simples e muito fraterna conforme o espírito recomendado pelo Diretório. Os sete casais foram: Celeste e Nelson Ribeiro; Coeli e Gerson Silva; Teresinha e Geraldo Guimarães; Odete e José Cruz; Mariazinha e Miguel Coelho; Carmen e José Maia e, incrível, Mônica e Plínio que, tendo deixado a própria Equipe em Brusque, fizeram questão de ser não apenas o Casal Piloto, mas o sétimo casal da nova Equipe. Evento histórico para o Movimento, para a Arquidiocese de Belém e para o Pará. Um rebento sagrado e fecundo, transplantado de Santa Catarina para Belém, que cresceu e brotou outras 40 Equipes em Belém, uma para cada ano, e outras muitas espalhadas em outras Dioceses e paróquias do Pará: Castanhal, São Miguel do Guamá, Capitão Poço, Capanema, Salinópolis e Abaetetuba.
Enquanto o Movimento no Pará se tornou adulto e santifica centenas de casais e famílias, a cultura secularizada e mundana da sociedade hodierna contesta e ataca a sacralidade da família cristã. Este Movimento foi e é um presente da Providência Divina, hoje mais atual que nunca, que age como fermento na sociedade para santificar e conservar unidos os casais e as famílias: tudo sob a intercessão e a proteção da Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa. Um grande, perene MUITO OBRIGADO a Ela!
Fonte: http://www.ensnorte2.com.br/40_anos.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário