quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A reunião de equipe

A Reunião Mensal é o tempo forte da vida comunitária das equipes de Nossa Senhora. Por ser o ponto mais alto da vida de uma equipe e um meio poderoso para que cada um aprofunde a sua vida cristã, deve ser continuamente aperfeiçoada, com a revalorização de cada uma das suas partes. 
Esta orientação é encontrada no livro disponibilizado na Internet "Reunião de Equipe" que quer despertar nos casais o entendimento do seu real sentido: a procura de Jesus Cristo, a partir do seu apelo: "vem e segue-me". 
Uma obra preciosa que encoraja "os casais das Equipes de Nossa Senhora a voltar à fonte para que a água da sabedoria os leve à renovação das suas vidas".
Um livro sobre a reunião de Equipe? E precisa? O que terá de útil ou de novidade a oferecer? Ao contrário do que parece, este livro pode, sim, surpreender e muito, não por ser revolucionário, mas por aprofundar ou especificar de maneira clara e inequívoca, as partes que compõem a nossa reunião de Equipe. Ele nos lembra, por exemplo, que "Cristo só pode agir plenamente se estivermos reunidos antes de tudo por Ele, que está no centro do nosso encontro. É imprescindível tomar consciência dessa condição antes da Reunião". Diz mais: "A fé na presença de Cristo é fundamental para que tenhamos profundo respeito pela reunião e entendamos que fomos reunidos por Ele".
Por que nos reunimos? Porque o “amor se realiza na comunidade (...) e a prova experimental de que o Cristo existe é fornecida, em definitivo, por uma comunidade de cristãos que, apesar das quedas e tropeços, procuram viver juntos o que cristo ensinou". Só por isso já não seria um bom motivo lê-lo? E ele nos brinda com muito mais ao nos lembrar, em outro momento, que "a Equipe é apenas um meio, não um objetivo" e que devemos estar atentos pra que não se torne "um gueto, fechada em si mesma, em vez de ser fermento levedando a massa".
Aquele que almeja o crescimento espiritual nunca deve dar-se por satisfeito supondo-se perfeito conhecedor dos mistérios de Deus. A mística que envolve e nutre o Movimento é inesgotável. 

O livro serve de guia para o equipista refletir sobre como se insere nas reuniões. Mesmo as REFEIÇÕES, dentro da pedagogia do Movimento, tem o que a torna distinta, diferenciada do simples sentar-se à mesa com amigos queridos: "A refeição em equipe deve ser vivida na simplicidade e na comunhão... deve ter o mesmo sentido das refeições que Jesus tomava com seus apóstolos". É este o espírito que nos envolve à mesa? Ou damos a refeição como um item apartado da reunião?
 
Muitos aspectos importantes são levantados no livro, como "a ORAÇÃO EM EQUIPE é uma oportunidade de conhecer profundamente uns aos outros, na sua relação com Deus". 

Ou que, após a ESCUTA DA PALAVRA, "não se trata de fazer um comentário ao texto, mas sim de uma resposta pessoal ao que Deus disse". 

A PARTILHA também merece destaque, já que não se destina a "informar se temos feito ou não o que é pedido, mas de partilhar as mudanças de atitude na nossa vida espiritual". E o termômetro para medir se estamos vivendo a Partilha corretamente, é sairmos dela "renovados, reabastecidos, com o firme propósito de animar a nossa vida com um Espírito novo; sair, ao mesmo tempo, conscientes das nossas fragilidades, mas também muito confiantes (...)". 

O livro nos orienta que, enquanto "a oração leva à comunhão com Deus, a COPARTICIPAÇÃO leva à comunhão com os membros da equipe reunida em nome de Cristo". Bem compreendida, é um "instrumento essencial para a construção humana da equipe". 

"Tendes fome de luz? Se o TEMA DE ESTUDO, depois de alguns meses ou anos, não levar ao hábito do estudo religioso, então nossas equipes não têm razão de ser".
 
Este livro, como todo o material que o Movimento disponibiliza, tem uma meta clara: levar o equipista a compreender que "O homem foi criado para conhecer, amar e servir a Deus. Se não O conhecer com um conhecimento vivo e incessante mantido, não tenha ilusões: não O amará e nem O servirá verdadeiramente".

Deborah e Fajardo - Equipe 12

Setor Niterói A, Região Rio IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário